O Meu Útero
Dores menstruais ao correr

Sentia dores menstruais ao correr. Serei a única?

Nunca fui muito de fazer desporto mas, a partir de 2013, comecei a dar uma volta à minha vida em termos de actividade física. Comecei a ir ao ginásio entre três a quatro vezes por semana e, um ano depois, comecei a correr.

Até então, eu achava que correr era uma seca. Nas aulas de educação física, eu era sempre aquela pessoa que arrastava os pés enquanto esperava que os cinco minutos de corrida (que mais pareciam cinco horas) à volta do campo acabassem.

Eu só corria quando tinha de apanhar o autocarro e detestava. Abominava. Era desconfortável, punha-me vermelha, a suar, a arfar, e eu não percebia como é que as pessoas podiam gostar tanto de tamanha tortura.

Quando, por volta dos 20 anos, comecei a correr, já me tinha despedido da mentalidade sedentária que por tantos anos me tinha acompanhado – ia ao ginásio três vezes por semana, comia muito melhor e sentia no corpo a diferença que faz adoptar hábitos saudáveis.

Esse período em que corri acabou por tornar-se um período muito leve e feliz na minha vida. Tinha tempo porque ainda estava na Faculdade e aprendi a gostar de correr.

Geralmente corria com a minha amiga Joana (que, entretanto, desenvolveu um projecto extraordinário que se chama Please Consider e que podem conhecer aqui).

Acho lindo que os nossos primeiros passos numa vida mais saudável e mais próxima de nós próprias tenham sido um pouco lado a lado.

Cada novo dia de corrida significava aguentar mais um minuto e conseguir mais velocidade e resistência.

Se corresse de manhã, ao fim do dia já estava com vontade de correr de novo. Se só tivesse 15 minutos antes de jantar, ia na mesma.

Em termos físicos e psicológicos, correr trouxe-me muito bem-estar e pareceu abrir-me a porta para uma nova vida, para uma nova Catarina.

 

Até que começaram as dores menstruais

Entretanto, a vida aconteceu, a Joana arranjou um trabalho que lhe ocupava muito tempo e comecei a correr cada vez mais vezes sozinha. Naquela época, tomava a pílula há cerca de três ou quatro anos (e quase a deixá-la) e começava já a sentir algumas cólicas no primeiro dia do período (esta foi, aliás, uma das razões pelas quais deixei a pílula).

A certa altura comecei a notar que, depois de estar a correr por algum tempo, começava a sentir cólicas menstruais que se intensificavam depois de parar de correr. Isto acontecia-me fora da altura da menstruação.

Começou por ser algo pontual e foi-se tornando mais frequente e surgindo cada vez mais cedo durante a corrida.

Desmoralizada, pesquisei sobre isto. Estaria com falta de alguma vitamina? Será que havia mais gente a queixar-se do mesmo? Talvez, mas não encontrei nada.

 

Artigo: Endometriose e adenomiose: em busca de um diagnóstico

 

Aos poucos, fui deixando de correr. Fui ao meu médico ginecologista fazer os exames de rotina e expliquei-lhe o que se passava.

Os meus exames incluíam apenas o exame de toque, palpação mamária e, às vezes, o Papanicolau. Não foi identificado nada de estranho.

Suspeitando que se tratava de algo muscular que não teria relação com o meu útero, o meu médico receitou-me suplementos de magnésio.

Não serviu de nada. Então, fui correndo cada vez menores distâncias e cada vez menos vezes.

Até reparar que tinha desistido.

 

Mas nem tudo está perdido

A minha experiência enquanto corredora foi breve mas feliz. Corri na mini-maratona de Lisboa e tudo! Num destes dias, encontrei o meu diário de 2014, que me lembrou que o único impedimento da corrida foi sentir a perna presa, por sentir pressão no nervo ciático. Não doía, mas era chato. Estava constantemente a parar para alongar a perna.

Achei isso muito estranho, estragou-me um bocado o momento, mas não me preocupei. Na verdade, só enquanto lia o diário é que, de repente, fiz a associação: essa sensação de perna presa era a endometriose já a manifestar-se.

 

Também podes ter interesse em ler isto: Ressonância magnética para detectar a endometriose: a minha experiência

 

É claro que fiquei triste por ter deixado de correr, mas convenhamos – passei 20 anos da minha vida sem correr, também não é grave não voltar a correr. E, lá no fundo, acredito que mais cedo ou mais tarde vou recuperar a confiança para voltar.

Até descobrir uma forma de não sentir estas dores, explorei outras modalidades e descobri novas paixões: levantar pesos, fazer snowboard e, mais recentemente, o Yoga.

Na verdade, é tudo uma questão de perspectiva.

 

Ler também: Quando só tu podes ser responsável pelo teu empoderamento

 

 

Será que esta cólica menstrual pode ser um sintoma de adenomiose e/ou endometriose?

Poder, pode. Se é, não consigo garantir. Tanto quanto sei, se for um sintoma, é pouco comum.

Visto que são cólicas que emanam do útero, a minha teoria é que as aderências de adenomiose inflamam como reacção ao aumento da circulação sanguínea no momento da corrida.

O impacto da corrida não deve ajudar. Com bicicleta, por exemplo, não sinto tanto estas cólicas. Mas na aula de Body Attack (que eu tanto adoro), sinto um pouco.

Desde que descobri que tenho esta(s) doença(s) (a adenomiose, no fundo, é um tipo de endometriose) várias peças de um puzzle começaram a juntar-se e decidi recorrer ao tratamento natural, sempre sob orientação médica, para minimizar os meus sintomas, que fui coleccionando ao longo dos anos.

Até agora, tenho sentido uma melhoria imensa: em termos das cólicas menstruais que sentia e de outras dores crónicas que, agora, são praticamente inexistentes.

O próximo passo é voltar às corridas!

15 comments

  1. É exatamente o que sinto! Nunca tinha visto ninguém se queixar de algo parecido, já havia buscado na internet e não encontrei nada, mas hoje, após uma caminhada média, nem foi algum muito intenso, tive que parar no meio pois estava sentindo muito dor e quando paro e dói absurdamente. Além da cólica vem junto a vista escura, calor, enjôo e vontade de defecar. Depois de poucos minutos passa como se não houvesse acontecido nada. Sempre me ocorria na quinzena que antecedia a menstruação e após exercícios cardios muito intensos como hiit e simulação de escada, mas hoje aconteceu em uma simples caminhada, e acabei de menstruar na semana passada

    1. Olá Flávia, tudo bem? Ontem depois de muito tempo, voltei a sentir cólicas durante uma corrida. Antes de engravidar (em 2016) tive vários episódios que me fizeram parar de correr, fui a ginecologista e nada foi confirmado, tenho um mioma mas todos os médicos falaram que isso ao seria o motivo. Após meu filho nascer , levei tempo para voltar a correr, voltei e estava indo super bem até alguns dias atrás, e ontem a dor foi tão forte que achei que iria vomitar (até vontade de defecar tive). Não consigo achar explicação e hoje encontrei esse depoimento, fiz acompanhamento com exames por causa do mioma (que continua no mesmo lugar) e tenho notado dores na lombar, fico muito triste pois a corrida ajuda no meu psicológico também, gostaria de compartilhar experiências e trocarmos ajuda. Obrigada.

  2. Tenho exatamente estes mesmos sintomas quando corro, principalmente em dias proximos a ovulacao 🙁 ja fui a varios medicos e nenhum descobre o que ha. Falam que nao seria endometriose, no entanto nunca me pediram um exame especifico para isso. Nao sei mais o que fazer, amos correr, mas essa dor insuportavel desanima. 🙁

    1. O ideal é consultares um especialista em endometriose para que te faça os devidos exames (sobretudo eco endovaginal e ressonância magnética). Checa o grupo do meu utero no facebook e tens lá mais informação a propósito. Força!! Não estás sozinha!

  3. Acontece-me exactamente o mesmo… sempre associado a esforço físico intenso, geralmente corrida, e também é mais frequentente nos dias pré menstruação. Vim agora de uma corrida e tive que parar pois estava desesperada de dores. Achei que tinha mesmo que ver o que se passava e deparei-me com este post, obrigada pela partilha!

    1. Olá, sou do Brasil e aqui foi a primeira vez que li relatos iguais aos meus, especialmente de um, onde fala que ao parar de correr um tempo e a dor vai passando, estou chocada! Fui diagnosticada com adenomiose, já fiz duas ressonâncias, uma em 2017, quando começou os sintomas na corrida e outra agora em dezembro de 2019, e parece estável, sem evolução, não tomo pilula, por conta dos sintomas negativos que tinha, zero libido e músculos não desenvolvia, tristeza recorrente… Desde que parei com a pílula minha vida mudou da água pro vinho, voltei a viver, e pasmem, não tenho cólicas e não tinha/tenho nenhum sintomas de adenomiose, a não ser essas dores ao correr. Também notei que elas se intensificam no período fértil, quando estou menstruada corro e não sinto nada, gostaria de saber se alguém já conseguiu alguma evolução, correr 100% sem dores, pois correr só alguns dias no mês não dá!

  4. Comecei a sentir essas dores faz pouco mais de 2 anos, no início reparei pelo aplicativo que tenho no celular que era sempre próximo do período fértil. Duas ginecologistas disseram que eu deveria voltar a tomar o anticoncepcional e que a dor passaria. Voltei a tomar por duas vezes e realmente não senti nada, mas acabei parando, pois não estava mais acostumada com os efeitos dos hormônios, não queria tomar aquilo… só que, de algum tempo pra cá, as dores se intensificaram e tem doído praticamente todas as vezes que corro e para ajudar eu estudo para concursos públicos na área da segurança e que tem testes de aptidão física, incluindo corrida. Voltei a tomar o anticoncepcional e no terceiro mês comecei a sentir as dores de novo, mais fracas, mas está doendo outra vez! Não sei o que fazer, pois, para os médicos que fui, tudo se resume ao anticoncepcional… se puder contar qual o tratamento natural que tem feito e se tem dado resultado, vai ajudar muito a mim e a todas que têm esse mesmo problema!

  5. Sinto as mesmas coisas!
    Tenho Adenomiose, e com o aumento da cólica, eu parei de correr. Tentei voltar, mas a colica veio no primeiro dia de corrida.
    Adenomiose é uma inflamação do endométrio, ou seja, imagina você com um dedo inflamado dos pés, e tendo que caminhar. A parte machucada vai ficar em contato com o sapato o tempo todo, gerando dor. O mesmo acontece com o útero com o impacto da corrida.

  6. Eu sinto também essas cólicas “menstruais” quando corro ou faço alguma atividade intensa. Eu corro há 7 meses porém comecei a perceber que as cólicas que eu sinto aparecem nos dias que antecedem meu período fértil, cerca de uma semana após o término da minha menstruação. As cólicas acontecem nesse intervalo por alguns dias e depois qdo passa meu período fértil não sinto mais durante os treinos, retornando às cólicas dias antes da minha menstruação. Eu tenho um aplicativo que acompanha minha menstruação e foi assim que percebi. Também fui ao ginecologista e fiz exames o que não constatou nada de anormal. Não sei se isso tem alguma relação mas comigo é assim…sinto cólicas antes e durante a menstruação e tb antes do período fértil.

  7. Tenho exatamente as mesmas colicas que vc falou, ao correr quando o sangue “esquenta” e intesifica ao parar de correr, é preciso esperar um tempo quieta e passam. Essas cólicas começaram proximo aos dias de mennstruar e agora estão sempre que vou correr 🙁

  8. Olá! Eu sinto cólicas fortes no útero, logo após correr, mesmo sem estar no período menstrual. Obs: sou uma mulher sedentaria, não corro muito e mesmo com uma leve corridinha acontece isso. Já chegou até a ter leves sangramentos após uma leve corrida. Você chegou a descobrir qual o motivo?

    1. Eu nunca percebi exatamente qual o motivo, mas eu creio que seja a adenomiose. Nunca tinha visto ninguém mencionar este sintoma, mas entretanto, depois deste artigo, já várias meninas me disseram que sentem o mesmo quando correm 🙁

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