Sobre mim

Catarina Maia, autora do blog

Olá! O meu nome é Catarina e tenho 27 anos.

Estudei Comunicação Social e Cultural com a vertente de Jornalismo e fiz mestrado em Comunicação e Liderança.

Em 2017, dois anos depois de saber que tinha ovários poliquísticos, fui diagnosticada com endometriose adenomiose.

Apesar de serem doenças relativamente comuns, são desconhecidas pela maioria da população e são pouco compreendidas por boa parte da comunidade médica. Infelizmente, ainda se perpetua o mito de que cólicas menstruais são normais, o que atrasa o diagnóstico da endometriose, bem como o seu tratamento.

Criei o blog do O Meu Útero na altura em que iniciei a minha própria investigação, para poder ajudar outras pessoas a compreenderem os seus sintomas e a procurarem ajuda. Partilho também algumas dores e conquistas do meu próprio processo.

À medida que o projecto foi crescendo, fui-me dedicando a explorar diversos temas nas área da fertilidade, ciclo menstrual, sexualidade. Simultaneamente, embarquei no curso de Psiconeuroimunologia Clínica, no Instituto de Psiconeuroimunologia, em Madrid, para estudar formas complementares de promoção de saúde e de alívio de sintomas.

Para além da página de Facebook e do Instagram, criei um grupo no Facebook para troca de ideias, experiências, dúvidas e opiniões.

Entretanto, em Agosto de 2019 decidi fazer uma pausa no meu percurso profissional para me dedicar apenas ao este projecto.

 

NOTA:

Eu não sou médica nem tenho nenhuma formação na área da saúde.

A informação que transmito é aquela que me é passada a mim pelos médicos com quem contacto, ou pelos artigos que vou lendo.

Contactar um especialista é sempre a melhor forma de acompanhamento.

De qualquer das formas, sintam-se mais que à vontade para me contactarem: catarina@omeuutero.pt